sexta-feira, 1 de junho de 2007

O que quer dizer Educar para a Cidadania?


Educar quer dizer formar para a autonomia, isto é, autogovernar-se

Nessa concepção educar significa formar um cidadão critico e consciente do contexto histórico, social e econômico em que está inserido, onde esse aluno deverá dentro de sua comunidade, ser capaz de intervir e modificar a realidade social. Em suma; ele será dono da sua própria história. Mas para agir é preciso primeiro compreender o papel do Estado, seu funcionamento e sua função social. Trata-se de trabalhar diferentes linguagens que ampliem as possibilidades de expressão para além do verbal, forma predominante em nossa sociedade. Onde o educador através de sua prática desenvolverá seu fazer pedagógico também focando as complexidades, podendo através da comunidade que está inserida relacionar sua temática voltada para o Programa de Educação Fiscal. Estas informações devem ser buscadas de forma intencional, onde através desta intencionalidade o educador poderá refletir sobre o papel que desempenha nessa comunidade, levando seus alunos a perceberem que seus gestos e ações podem fazer a diferença, abrindo as portas para novas possibilidades de diálogo, respeito e solidariedade. Despertando assim o interesse de seus alunos em fazer parte deste contexto.
Onde através do material existente nos quatros caderno, que estão disponíveis para acesso neste blog, que tem como propósito oferecer informações básicas para que os educadores envolvidos neste processo de transformação social alcancem os objetivos propostos podendo assim atuar como cidadãos participantes, realizando pesquisas focadas nos interesses de seus alunos. E tendo este material como um dos subsídios pedagógicos disponíveis para que os temas sejam abordados de acordo com as necessidades da comunidade e as especificidades de cada disciplina de forma multidisciplinar. Abordando os seguintes temas: Educação Fiscal no Contexto Social; Relação Estado-Sociedade; Sistema Tributário Brasileiro; Gestão Democrática dos Recursos. Lembrando que estas ações podem ser realizadas em parceria com todos os professores da unidade escolar e da comunidade onde esta inserida.
“Ter consciência fiscal é fazer-se presente, desenvolver espírito crítico e participativo, comprometer-se e entender que, ao exercitarmos nossos direitos e deveres, temos nossa cidadania”.