segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quem fala por mim?

A Educação Fiscal é um processo que visa a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado. O tributo é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais. O cidadão, consciente da função social do tributo como forma de redistribuição da Renda Nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.

Quem fala por mim?

Para que a comunidade possa decidir o que acha melhor para todos, escolhe representantes por meio da democracia.

Aqui no Brasil tem representante para tudo: as leis de cada município são feitas pelos seus vereadores; as leis que valem para cada estado são feitas pelos seus deputados estaduais e as leis para todo o país são feitas pelos senadores e deputados federais.

Os nossos representantes se reúnem em locais especiais que são a Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa e Congresso Nacional. Esse último possui um espaço para os Deputados Federais (Câmara dos Deputados) e os Senadores (Senado).

Já que agora tem alguém para falar e decidir por nós, fique ligado. Vá acompanhando a vida política da sua cidade, estado e país. Fique de olho nas coisas que os representantes fazem e saiba escolher o seu representante quando chegar sua hora de votar. A responsabilidade do voto é sua. As conseqüências também.

Fonte: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/