segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Notícias

Representantes da SEF e da Facisc – Federação das Associações Empresariais de SC assinaram nesta quinta-feira, dia 22, um convênio para a promoção do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) no Estado.

O convênio foi assinado durante a quarta reunião do Fórum constituído entre as duas entidades.

A educação fiscal é uma nova prática na área educacional que discute a relação do cidadão com o Estado no campo financeiro, integrando suas duas vertentes: a arrecadação e o gasto público. Santa Catarina é destaque nacional no Programa, que promove atividades desde a pré-escola para aumentar a conscientização sobre a importância da ética no serviço público e da participação da sociedade no acompanhamento e aplicação dos recursos públicos. O Programa é coordenado em SC pelas Secretarias da Fazenda, Educação e Receita Federal.

O objetivo do convênio com a Facisc é promover a cooperação entre as entidades para aumentar a abrangência da educação fiscal no Estado. Além de disponibilizar espaço físico para reuniões e eventos, a Federação se compromete com a divulgação e promoção das atividades entre seus cerca de 30 mil empresários associados. À Fazenda caberá, além de disponibilizar a estrutura de divulgação, promover cursos de capacitação aos interessados. O consultor jurídico da Facisc, Murilo Gouvêa dos Reis, acredita que o convênio será fundamental para a consolidação do Programa. “Quanto mais a sociedade conhecer o uso do dinheiro público, maior e melhor será a democracia”, disse.
Pró-Emprego é apresentado aos empresários – No mesmo encontro, o gerente de tributação da Fazenda, Ramon Medeiros, fez uma apresentação do programa Pró-Emprego, concebido para desenvolver as vocações econômicas regionais, favorecer investimentos em infra-estrutura e facilitar as relações comerciais no Estado. O programa foi considerado pelos participantes como uma iniciativa fundamental do governo para incremento da atividade sócio-econômica no Estado. O presidente da Facisc, Luiz Carlos Furtado Neves, solicitou ao diretor geral da Fazenda, Pedro Mendes, que a Secretaria disponibilize a apresentação do Pró-Emprego nas plenárias da Facisc, para empresários de todo o Estado.

Os vice-presidentes regionais da Facisc apresentaram um resumo da situação econômica de suas regiões e ressaltaram a importância do Programa para incrementar a geração de empregos. Os membros da Facisc elogiaram a escolha do Secretário Sérgio Alves para a Secretaria da Fazenda e de Alaor Tissot – que também é vice-presidente da Facisc da Grande Florianópolis - para a presidência da SC Parcerias. “São visões técnicas e profissionais que fazem muita diferença na interlocução com os empreendedores da iniciativa privada”, resumiu Luiz Carlos Furtado Neves.

Fonte: http://www.sef.sc.gov.br/noticias/noticias.