segunda-feira, 23 de julho de 2007

PARA REFLETIR E AGIR

EDUCAÇÃO FISCAL

Partindo do princípio que educação é o processo pelo qual o individuo constrói o seu conhecimento, transformando-o em ações concretas, que evidenciarão o seu modo de ser. O Programa de Educação Fiscal nas unidades escolares estaduais, tem como missão discutir a importância dos tributos e a fiscalização dos gastos públicos, criando metodologias que proporcionem e facilitem a compreensão de conteúdos referente à Educação Fiscal. Dando sustentabilidade ao Programa através da divisão de responsabilidades e das ações dos educadores envolvidos, onde o tema social e contemporâneo “Educação Fiscal” estará de forma integrada com as disciplinas contidas na grade curricular do ensino regular.

Sendo que muitas de nossas escolas já aplicam o conteúdo. Lembrando também que muitos dos temas abordados nas apostilas nos mostram diferentes formas de fazer as coisas acontecerem depende apenas de nossa capacidade de começar agir.

O importante é, agir, não apenas discutir e criticar. Não dependemos de ninguém para começar a agir, dar o primeiro passo. Isso depende apenas da iniciativa e dos valores de cada um, criando assim novas ações. Onde a integração da escola com a comunidade é uma das marcas do Programa de Educação Fiscal nas Escolas, que tem procurado associar a educação à prática da cidadania na forma de projetos educativos envolvendo a comunidade escolar e suas experiências.

[...] Os direitos que constituem a cidadania são sempre conquistas, resultado de um processo histórico no qual indivíduos, grupos e nações lutam para adquiri-los e fazê-los valer. A cidadania é também uma prática, por isso, sociólogos, antropólogos e educadores salientam a importância crescente dos movimentos sociais para a sua construção.

“A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado”.

Carlos Drummond