quinta-feira, 19 de abril de 2007

Educação Fiscal no Contexto Social

EDUCAÇÃO FISCAL NO CONTEXTO SOCIAL


A sociedade mundial vive um momento de globalização, formação de blocos econômicos e revolução tecnológica. As mudanças ocorrem com tamanha velocidade que muitas vezes a dimensão humana fica relegada a segundo plano. Sendo necessário o repensar constante das nossas atitudes propiciando a inclusão social com vistas ao momento histórico em que vivemos. É preciso continuarmos comprometidos com uma educação humana, fraterna e solidária e com a construção de conhecimentos específicos sobre direitos e deveres do cidadão. Onde para Jean Piaget “... a lógica, a moral, a linguagem e a compreensão de regras sociais não são inatas, mas construídas pelos indivíduos ao longo de seu desenvolvimento...”. E também na fala de José Bernardo Toro, afirmando que, “... as capacidades e competências mínimas para a participação eficiente na sociedade, no século XXI, também dizem respeito à participação produtiva, através do domínio da leitura e da escrita; capacidade de fazer cálculos e resolver problemas; capacidade de analisar, de sintetizar e interpretar dados, fatos e situações; capacidade de compreender e atuar em seu entorno social...”.
Além destas capacidades e competências descritas por Toro, o exercício da cidadania requer um individuo capaz de:
Converter problemas em oportunidades; Organizar-se para defender os interesses da coletividade e solucionar problemas por meio do diálogo e da negociação, respeitando as regras, as leis e as normas estabelecidas; Criar unidade de propósito a partir da diversidade e das diferenças, sem jamais confundir unidade com uniformidade; Atuar para fazer da nação um estado social de direito, isto é, trabalhar para tornar possível o respeito aos direitos humanos; Ser crítico com a informação que lhe chega; Ter capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada; Ter capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
Com o pressuposto da Educação Fiscal, que permeiam direitos e deveres, controle democrático e função social democrática. Se, de um lado, é dever da população participar da gestão pública e da gestão escolar, por outro lado, ela tem direito de ser informada. Assim é de fundamental importância possibilitar a inclusão social e acesso a todas as tecnologias. Lembrando, que é dentro do espaço escolar cidadão, o qual reflete diretamente na vida das pessoas e da sociedade, no exercício diário dos princípios e dos valores culturais locais, regionais ou nacionais, possibilitando o resgate da dignidade humana.
E é dentro deste contexto educacional em que a intervenção pedagógica tem como um de seus fundamentos a atividade de aprendizagem significativa, onde o professor provoca no aluno o interesse em associar frente a sua realidade, que diz respeito a sua atividade de aprendizagem e sua atividade humana na busca e concretização de seus objetivos. Objetivos estes, focados na Educação Fiscal dentro do contexto escolar através da efetivação de projetos voltados ao Programa onde o professor estará provocando no aluno o interesse em aprender e assim a assimilação destes conhecimentos em busca de novas metas.

Professora, Elisabeth Hülsmann Bauer de Oliveira.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Educação Fiscal nas GEECTs.

A Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia - SED e Secretaria de Estado da Fazenda - SEF, em parceria, vêm desenvolvendo o Programa de Educação Fiscal, que tem como objetivo promover e institucionalizar a educação fiscal, como instrumento para a construção e a ampliação do exercício da cidadania, proporcionando ao cidadão a sua participação ativa no processo econômico, político e social.
O grupo de trabalho está constituído por representantes de todas as gerências que compõe a DIEB e têm como principais objetivos:
* implementar as políticas de parceria SED/SEF para orientar a implementação do Programa de Educação Fiscal na rede de ensino público estadual de Santa Catarina, para garantir a efetivação do trabalho no cotidiano escolar;
* subsidiar os grupos de trabalho das regionais (GEECTs) sobre ação educativa e em relação aos conteúdos específicos da educação fiscal;
* garantir a inclusão do Programa de Educação Fiscal no Projeto Político Pedagógico - PPP de todas as unidades escolares.
FONTE:(Orientações Para a Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual, Florianópolis/ 2005)

EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLA